Pages

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ariel Sharon

A notícia do fim de semana: mais uma morte, desta vez foi o ex-líder israelita Ariel Sharon, também conhecido por “bulldozer”.Já passou quase uma semana, mas para quem não conhece o senhor vou deixar uns tópicos para que o leitor saiba quem foi a personagem e a sua relevância para  a história.
Morreu este sábado aos 85 anos ao fim de 7 anos e meio em coma provocado por um AVC.
Sabemos que este líder não é um Mandela, provavelmente é desconhecido para a maioria das pessoas, por isso faço uma resenha da vida do antigo militar israelita para quem não o conhece.
Foi militar destacado, acabando por se tornar deputado do Knesset, o parlamento israelita, abandonando o lugar um ano depois para se tornar conselheiro para a segurança de Yitzhak Rabin.
Posteriormente teve uma pequena passagem pelo ministério da Agricultura seguindo-se a pasta da Defesa; a partir deste momento começa a controvérsia.
Em 1982 manda invadir o Líbano, sem conhecimento do primeiro-ministro e acabando numa verdadeira tragédia.
A investigação que se seguiu ditou o seu afastamento da pasta e a justiça israelita considerou-o indirectamente responsável pela matança.
Ainda regressou à política para dirigir o ministério da Construção e Habitação e em 1998 passa a ter a pasta dos Negócios Estrangeiros, durante o mandato de Benjamin Nethanyahu.
Em 2001, chega à ao Governo, sucedendo naturalmente a Ehud Barak.
Durante o seu governo manteve uma polémica “ralação” com, Yasser Arafat. Motivando um ambiente hostil na região.
A sua pior decisão prende-se com a tentativa de retirar os Judeus da Faixa de Gaza, decisão fortemente contestada.

Após esta turbulência ficar sanada funda o partido Kadima, no ano seguinte entra em coma causado por um AVC até à data. 

Sem comentários: