Pages

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Factores Naturais que contribuem para a qualidade do whisky (Parte IV)

Factores Naturais

Água:
Segundo a lenda, os deuses da natureza ofereceram cinco importantes atributos às regiões da Escócia e Irlanda: água, cevada, clima, turfa e urze. São estes cinco atributos é que fazem da região uma produtora de whisky sem par no mundo.
Sem água não haveria Whisky. As melhores destilarias estão situadas em regiões onde a incidência de chuvas é acentuada. Os destiladores aprenderam a reverenciar a chuva. Afinal, ela é o ponto de partida para a produção do whisky.
A qualidade da água é fulcral na produção do whisky. Ao nascer, ela passa através da trufa e corre por verdadeiras estradas de granito até ser canalizada para as destilarias. Deve ter um pH baixo, conter equilíbrio de cálcio, magnésio e zinco e estar livre de impurezas minerais e orgânicas.

Embora os elementos que compõem o whisky sejam bem simples o processo de elaboração é bastante complexo e cheio de detalhes que vão resultar na melhor ou pior qualidade da bebida. Embora as destilarias usem os mesmos componentes e métodos de elaboração, cada whisky tem sua personalidade ou seu espírito.

Quando está pronto, o produto é maturado em tonéis de carvalho e se torna mais saboroso e cheiroso. Por lei, o whisky novo deve maturar pelo menos três anos. Os single malt permanecem por oito, doze ou quinze anos. Existem várias classificações para o whisky: quanto ao país de origem, quanto ao processo empregado e quanto ao tempo de envelhecimento. Quanto à origem ele pode ser Scotch Whisky, o escocês; Irish Whisky, o irlandês, Canadian Whisky, o canadense; American Whisky, o americano.
Uma vez engarrafado, o whisky para de envelhecer. Portanto, não adianta guardar por anos a fio aquela garrafa de whisky 12 anos e dizerem que já está lá em casa ao tempo já tem pelo menos 20 anos. (tomem nota)


Urze:
Típicas dos campos montanhosos da Escócia, as urzes, conhecidas também como Heather, são pequenos arbustos com flores coloridas e perfumadas. A água da chuva escorre pelas urzes, fica impregna de perfume e escorre sobre a turfa, proporcionando aromas e sabores muito especiais.

Turfa:

A turfa é um torrão de material orgânico retirado do solo milenar da Escócia. É inflamável e o fogo produz poucas labaredas e muita fumaça. É utilizada no processo de secagem do malte, essa fumaça impregna-se na cevada e dá um sabor característico de defumado.


Parte I
Parte II

Parte III

Parte VI

Sem comentários: