Pages

sábado, 16 de novembro de 2013

A propósito do democrata Álvaro Cunhal



Por momentos fiquei a achar que o "camarada Álvaro" era mesmo democrata. A comunicação social perdeu tanto tempo a focar as qualidades do senhor, a sua vida pessoal, a sua faceta de escritor, pintor e intelectual, tendo, em contrapartida, tão pouco tempo a analisar o seu perfil político que fiquei seriamente baralhado. 

Felizmente a crónica de Vasco Pulido Valente no Público da passada Sexta-feira avivou-me um pouco a memória acerca das reais façanhas do senhor que nos queria "libertar" para nos "enterrar" numa outra ditadura, diga-se, muito mais radical. Pulido Valente refere de forma assertiva o seguinte:

"Como hoje se lembram de Cunhal os militantes do PCP, os "companheiros de caminho" e umas largas dúzias de patetas. O indivíduo que planeava transformar Portugal numa espécie de Bulgária do ocidente, o promotor do PREC, o responsável pelas "nacionalizações" e pela ocupação dos "latifúndios", o desorganizador da economia, o inimigo da "Europa", esse parece que desapareceu". Só resta, com muito sentimentalismo, como ele gostaria, a máscara de soberano, perante a qual ainda uma pequena parte deste país se acha obrigada a genuflectir. A consciência histórica dos portugueses é um óptimo reflexo da inconsciência que os trouxe à miséria e ao desespero"

Ah, afinal o Cunhal não era assim tão imaculado e espectacular. Gostava que viessem a terreiro os historiadores que acusam, por exemplo, Rui Ramos de instrumentalizar a história, criticar todos aqueles que têm vindo a instrumentalizar a história do PCP e do próprio Cunhal. Esses Reis da imparcialidade que tanto criticaram o volume da "História de Portugal" mas que não se preocupam tanto em desmistificar o "Deus" Álvaro Cunhal, esse "cisne branco", essa pomba da paz que usa a foice e o martelo para trabalhar e nunca, jamais, para ceifar e martelar as cabeças que não pensam como ele. 

Já que falamos em ceifar todos os que não pensam como o PCP...

O PCP não pode ceifar as cabeças daqueles que são contrários às determinações do partido, o que, creio, deve ser uma pena imensa para os militantes mais acérrimos. Já que não  podem eliminar os adversários fisicamente fazem-no de forma intelectual. O Congresso do Centenário de Álvaro Cunhal é um fiel exemplo. Mais uma vez vemos o sentimento democrata do partido! Só aqueles que escreveram textos bajulatórios ao Álvaro transpirando Marxismo e comunismo foram autorizados a participar. 

PCP sempre na senda da pluralidade de opiniões desde que...sejam abonatórias ao pensamento do partido. É esta visão paupérrima da realidade num grau míope de quase cegueira que faz do partido o rosto do Álvaro. Conservadores que chegue, completamente adversos à mudança e, claro está, fanáticos numa política que a história já provou só trazer sofrimento, angústia e...Holodomor's, Katyn's, genocídios vários, clima de medo, controlo social, etc. A lista é longa...

Apesar de tudo, podemos estar descansados...o futuro do comunismo em Portugal é...fraquinho...


Esta foi a resposta com contornos de surrealismo dada à questão: "O que mais te atrai no Álvaro?"

No fundo o que o jovem entrevistado quis dizer é que a vida pessoal do líder não é relevante para o mundo comunista mas...não é que o congresso do centenário dedicou uma parte da sessão a ISTO?!?!?!?!? Em que ficamos então? Pois, só quando dá jeito é que a vida pessoal do Cunhal deve ser analisada...compreendo! 

Após o primeiro minuto do vídeo, uma outra jovem diz: "Álvaro Cunhal foi uma pessoa que dedicou a sua vida por uma causa." Isso ou então: "Álvaro Cunhal foi uma pessoa que dedicou a sua vida a tentar chegar ao poder para ser o chefe incontestável de uma nação". Não vos parece mais plausível???

Continuando a dissecar o vídeo...uma outra jovem afirma: "A mim não me incomoda o ar austero, o repto do Álvaro Cunhal, acho que pelo contrário...essa questão é até fascinante..."

Fiz uma pesquisa por indivíduos com ar austero. Adivinhem lá quem encontrei...
O Adolfo...
...o tio Zé...
...o camarada Kim...
...e finalmente, o Rafa!

Como podem constatar...tudo malta porreira! 

Um dos jovens supracitado diz que: "A comunicação social tenta transmitir a ideia que o PCP é o Álvaro Cunhal" mas, segundo o mesmo "é ao contrário...o Álvaro Cunhal é que é o PCP". Esperem lá...isto não é a mesma coisa???

Bem, eu podia continuar a analisar o vídeo mas, com toda a sinceridade, são coisas que me fazem mal à saúde mental. Tenho de sair, vou ali ao Seixal contornar a Quinta da Atalaia em joelhos à memória do Deus Álvaro Cunhal.

Bom dia. 

Xesko retrata "o Álvaro"

Sem comentários: