Pages

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Revisão de 2013

Estava aqui a pensar para fazer um balanço de 2013 para Portugal, contudo só me recorda de duas áreas que marcaram definitivamente este ano: Política e Futebol.

Na política, o ano fica marcado pela saída de três ministros e uma birra do Portas, por um presidente pouco activo e desadequado à situação que o país atravessa. Além do mais temos um Passos Coelho que lança medidas cada vez mais desajustadas e claro que promovem a agitação social, se pode ir por outro caminho ou não, já não me compete a mim julgar.

Nas autárquicas devemos destacar que aconteceram duas grandes vitórias, uma no Porto talvez pouco esperada e outra em Lisboa, que foi a confirmação de António Costa como o melhor político socialista da actualidade.
 Para finalizar, gostava de deixar uma palavra ao Seguro, está no bom caminho, só deve inventar uma desculpa e abandonar o PS e a oposição.

No desporto, 2013 fica marcado pela vitória do Porto no campeonato, no ano que o Benfica ia ganhar tudo. Pois é, Jesus e o Benfica tiveram na luta por todas as competições e não ganharam nenhuma.

O FCP despediu o Vitinho e contratou um treinador pior, nunca vi o este clube jogar tão mal. O Jesus fez um contrato milionário mas vai continuar a ser mais um ano sem ganhar nada.

Dar uma palavrinha ao Sporting de Godinho Lopes, que só enterrou o clube e como ele afirmava, não tinha medo de ir a votos, porém não se voltou a candidatar.

A selecção portuguesa joga mal e teve exibições péssimas, mas no final lá conseguimos o apuramento para ir ao Brasil. Não campeonato do mundo os portugueses só se pedem que jogue bem e não sejam vedetas.
Para os portugueses no estrangeiro, também não foi um ano positivo, o Mourinho saiu do Real pela porta pequena, o Ronaldo mais uma vez não ganhou a bola de ouro (espero que este ano ganhe, se não seria uma tremenda injustiça). O AVB também não teve sorte por terras de sua majestade e o Nani continua azarado no M.U..

Como o desporto não ser só futebol, deixo um apontamento para outras modalidades, o Benfica teve um ano em grande no Hóquei patins sagrando-se campeão europeu. No golfe tivemos um ano em baixo; no ténis pela primeira vez um tenista português vence um torneio do circuito ATP; na canoagem tivemos uma medalha de ouro; no atletismo também houve bons desempenhos pelos portugueses com medalhas de ouro. Por fim, quero salientar que temos um promissor piloto e que certamente em breve estará na fórmula 1.

Concluindo, em breves palavras este foi o nosso ano 2013.




Sem comentários: