Pages

sábado, 30 de novembro de 2013

As séries britânicas têm algo de diferente, para melhor...

A TV nacional restringe a ficção às telenovelas, o que é realmente uma pena. Na verdade não é só uma pena, é também reflexo da mentalidade de um povo tacanho que prefere um bom escândalo com traições, tricas e intrigas a algo do foro reflexivo.

Dado que o material ficcional português é paupérrimo, as séries inglesas (em particular as da BBC) são sempre uma boa alternativa para os amantes de boa ficção. Confesso que até há bem pouco tempo não tinha despertado para as séries britânicas, preferindo as americanas. A primeira série da BBC que tive o prazer de ver foi Ripper Street, que excedeu em muito as minhas expectativas. Esta desenrola-se em plena época Vitoriana, no ano de 1889 no distrito de Whitechapel, em Londres, os retratos da miséria de uma sociedade em pleno auge da revolução industrial, assim como os lugares característicos de uma malha urbana extensa em finais de século XIX como os bordéis, os bairros, as fábricas, etc. transmitem ao espectador uma realidade fidedigna de uma das épocas históricas mais fascinantes da humanidade.

Outra série a não perder é Sherlock, que reencarna o próprio Sherlock Holmes, a mítica personagem de livros policiais a quem Conan Doyle deu vida. O referido detective viveu em plena época Vitoriana, porém a BBC arriscou, e bem, transportando as histórias de Sherlock Holmes para a realidade actual. A série, que estreará a 3.ª temporada no dia 1 de Janeiro. Não só a data de estreia mas também a nota de 9,2 no IMBb, atestam a qualidade e sucesso que a mesma corporiza. 


Deixo o trailer da 1.ª temporada para abrir o apetite...

Sem comentários: