Pages

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Incêndios florestais, uma realidade dois meses por ano!

É como sempre! Dois meses por ano, Portugal é assolado por várias deflagrações de incêndios. Os telejornais, os jornais, as revistas mostram imagens chocantes, dramatizam e exploram a situação ao máximo.

Os meios de comunicação contam histórias das vítimas, dos incendiários, falam da falta de meios dos bombeiros, de uma necessidade urgente para se fazer uma limpeza de matas e florestas, prometem-se mundos e fundos. As pessoas ficam sensibilizadas ao ver a angústia dos bombeiros, da protecção civil, dos militares e da própria população na labuta por salvar as suas casas, porém isto é apenas dois meses!

Esta solidariedade é uma hipocrisia, na altura todos ficam chocados, é o impacto do no momento, depois passa e esquecem-se. Não vemos nada ser feito durante o resto do ano para se evitar os incêndios.

Vamos continuar a contar as vítimas e ter danos florestais irreversíveis se nada for feito, a moda é falar das coisas quando acontecem e aposto, que certamente, no Verão de 2014, estarão a fazer um balanço igual ao de 2013 e anos antecedentes. Quando é que o governo traçará uma estratégia para se prevenir os incêndios, só daqui a sensivelmente 10 meses quando se estiver na época de incêndios, e será uma promessa que nunca irá cumprir. Deveria-se aproveitar a chegada do inverno para limparem as matas e florestas!

 Para se prevenir os incêndios, não devemos pensar só em limpar as matas, existe outro grave problema que temos que lidar todos os anos: os incendiários. Esta classe de pirotécnicos alucinados que só quer ver fogo, ou actua por vingança, devia sofrer fortemente as consequências, mas passam impunes, são detidos e libertados para virem atear mais incêndios. Quanto a mim, tinham que ser punidos de forma exemplar. Além destes anormais, temos os fogos provocados pelos negligentes, o parolo gosta de foguetes, então toca a mandar uns foguetes nas festas populares sem controlo nem segurança.

É triste mas é a realidade, tudo isto é notícia durante os meses de verão, depois é esquecido, tanto pelo governo como pela oposição!

1 comentário:

José António disse...

Subscrevo, só tenho pena que tantos interesses se levantem. Não são apenas os incendiários que deveriam arcar com a responsabilidade. As empresas que controlam os meios aéreos ganham muito dinheiro, os agricultores também ganham futuramente com os incêndios. Torna-se complicado combater estes interesses lactentes.